Qualidade ou quantidade? O que é melhor para sua vida profissional?

Faz um bom tempo que o mundo capitalista não é mais para amadores. Passamos da fase do trabalho artesanal. Então, tenha consciência de que, para ser competitivo no mercado de trabalho, você precisa oferecer duas coisas importantes juntas: qualidade e quantidade.

Ao oferecer isso para um empregador, você está no topo da lista das prioridades da empresa, afinal, as empresas são pessoas, logo, as mais produtivas, com entrega maior e com qualidade serão realmente as peças quase insubstituíveis da empresa. Os cumpridores de metas.

Pode até ser raro encontrar quem faça isso, mas lhe asseguro que tem muita gente que faz. Aí fica a pergunta: como ter essas duas características sendo alguém sem experiência?

O que sempre falo para quem me pergunta isso é: treine. Imagine-se sempre como alguém sendo contratado para tocar guitarra numa banda. Você só será contratado se tocar bem, e seu diferencial será a quantidade de músicas que conhece ou consegue acompanhar no seu repertório. Você não será contratado para tocar uma música bem-tocada apenas.

Essa dica serve para qualquer coisa que irá fazer na vida. Não espere a oportunidade chegar para treinar. Esteja pronto. Seja capaz de entregar qualidade e quantidade daquilo que você gosta e quer fazer na vida.

Como ganhar experiência sem ter experiência alguma? Bom, partindo do princípio que para tudo você precisa se preparar bem, então, a única coisa que posso dizer é: treine. Simule, observe, veja tutoriais, faça, repita, busque estágios voluntários, participe de projetos, encontre formas de treinar.

Entenda se realmente você é capaz de fazer esse serviço com qualidade e quantidade. Existem coisas que, mesmo que você queira ou goste, jamais conseguirá fazer de forma a concorrer no mercado de trabalho.

Isso pode parecer desestimulante, mas não é. Pense na hipótese de você perder tempo insistindo em coisas que você não vai conseguir fazer mesmo. Eu diria que eu jamais conseguiria ganhar a vida tocando guitarra, por exemplo, ou numa outra hipótese, sendo representante comercial ou vendedor. Não tenho perfil para nenhuma dessas carreiras. Mas isso é meu e eu descobri isso tentando.

Você vai adequar-se à empresa, na empresa, trabalhando. O guitarrista (nosso exemplo) vai afinar-se com a banda, tocando com a banda. O que lembro é que ninguém vai lhe contratar para ensinar a você a tocar guitarra.

O ser humano é muito adaptável a qualquer aprendizado. Em pouquíssimos dias, você se adapta totalmente à forma como a empresa trabalha. O que não é possível é aprender o que de fato você já precisa saber. Por isso, prepara-se muito bem.

Essas e outras dicas estão no livro Como ter uma carreira profissional de sucesso: Descubra segredos para uma vida profissional promissora.

Deixa um comentário sobre o assunto.