TVs pequenas, bibliotecas grandes

Meu pai sempre dizia que seria perfeito se tivéssemos um mapa da vida para saber o caminho ideal a ser tomado. Já refleti muito sobre isso, que, para mim, por muito tempo, foi a coisa mais inteligente que eu havia escutado.

Nesse tempo, claro, eu lia gibis e não faltavam histórias com mapas e tesouros. Ao longo da vida, fui interpretando o significado desta expressão e, hoje, vejo que boa parte do mistério desse mapa da vida pode ser desvendado com conhecimento.

Se conseguíssemos assimilar 100% de tudo que o ser humano já preservou de conhecimento em livros, não haveria dúvida sobre nada. Como isso é impossível, é bom dar grandes saltos lendo o máximo que puder sobre todas as coisas do mundo.

Nada do conhecimento é isolado e nada precisa ser profundo. Você não precisa ler um livro e memorizar todo o seu conteúdo, basta que leia e deixe que o cérebro trabalhe isso. Sempre que ele encontrar relação com outro conteúdo, fará com que você vá crescendo em sabedoria, não só em conhecimento.

Se quero tirar uma dúvida, entro no Google e faço a pergunta, mas se quero sabedoria, preciso interpretar o conhecimento. Assim, quanto mais sabemos, mais longe vai nossa capacidade de interprestar conteúdo.

“Ricos têm grandes bibliotecas e TVs pequenas. Pessoas pobres têm grandes TVs e bibliotecas pequenas” – Thomas J. Stanley e William D. Danko, “O Milionário Mora ao Lado”. Li isso no livro “40 Hábitos Financeiros Para Uma Vida Melhor”, de Billy Imperial. Em breve, vou ler o original, mas, por ora, importa-me o que vejo nesta frase.

Televisão é um instrumento que não lhe permite pensar. Fazer isso de canais de entendimento para ocupar todo o seu tempo vago é, com toda a certeza, um desperdício de tempo. Não que você não deva, mas veja que um programa de TV quase não acrescenta nada de conteúdo. Além disso, o que ela dá para você, também, está entregando para milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Logo, para ser diferenciado é importante conhecer outros conteúdos, que não estão na televisão. Os livros são, portanto, uma ótima opção de desenvolvimento de um hábito saudável que vai levar você a outros patamares de conhecimento.