Trabalho: a jornada na busca pelo propósito

Se você está prestes a escolher uma carreira, já está trabalhando ou pretende começar um projeto paralelo, provavelmente já se perguntou: “Qual é o meu propósito? O que eu amo fazer?”.

De acordo com a teoria de Maslow, todos nós temos uma hierarquia de necessidades, e após satisfazer nossas necessidades básicas, como dinheiro e segurança, estamos livres para buscar a autorrealização e a satisfação profissional. Mas muitas vezes nos vemos presos em trabalhos que não gostamos, sem saber como mudar essa situação.

É aí que entram as palavras de Seth Godin: “A necessidade não conhece princípios”. Muitas vezes, somos levados a fazer escolhas de carreira baseadas em necessidades financeiras ou pressões dos pais ou da sociedade. Entretanto, isso não significa que essas escolhas nos trarão satisfação e realização profissional.

Ao invés de buscar apenas um emprego que pague as contas, aconselho a buscar uma carreira que te proporcione alegria, realização e um trabalho significativo. Ao encontrar um trabalho que você ama, você não trabalhará um único dia da sua vida. Isso é clichê, mas tem sua verdade.

Contudo, Ken Robinson afirma que “Quando alguém falar que amaria fazer algo, é mentira. Se amasse, estaria fazendo”. Se você realmente ama algo, não o deixará para depois e falará a respeito como se fosse inatingível. Em vez disso, se esforçará para encontrar uma maneira de torná-lo realidade.

Se você tem um projeto paralelo, não precisa se preocupar em transformá-lo em sua fonte de renda imediatamente. Pode reservar seu tempo livre para trabalhar nesse projeto. Apenas o fato de não depender financeiramente dele, já tira um pouco do peso de como você pode trabalhar nele.

Mas não se esqueça: Tudo tem que ter meta e sonho. Ter um sonho é o que nos motiva a seguir em frente, então, definir metas para realizá-lo é o que tornará possível e benéfico para você e sua carreira.

Para finalizar, quero compartilhar as palavras de Walt Disney: “Parar de sonhar é envelhecer”. Mantenha seus sonhos vivos e busque encontrar seu propósito. Escolha uma carreira que te traga satisfação e realização, e lembre-se: Você pode transformar qualquer sonho em realidade.

E se já tem uma carreira estável, mas não se identifica mais nela, é hora de rever as coisas, afinal só temos uma oportunidade de viver essa consciência e ela tem prazo de validade. Pense nisso.

A

Deixa um comentário sobre o assunto.