Mantenha a empregabilidade: busque a sua melhor versão todos os dias
O profissional que não possui habilidades com tecnologias está condenado a ficar fora do mercado de trabalho. A afirmação é uma das barreiras do mercado de trabalho de contemporâneo e entre outros fatores diversos, justifica o aumento exponencial de desempregados no mundo.
Para saber como escapar disso, entrevistei o especialista em transição de carreira, Sanger Santos, que fala como ficar bem posicionado para um vaga de trabalho, manter-se empregável, destaca a importância de atuar em áreas que te dão prazer em trabalhar, aponta as regras que definem um profissional e, entre outras coisas, dá dicas de livros essenciais para o desenvolvimento profissionalmente.
O assunto é preocupante. Entrar no mercado de trabalho, construir uma carreira ou fazer a transição no meio de carreira é sempre uma tarefa árdua cheia de incertezas e inseguranças.
Além disso, existe a insatisfação com a carreira escolhida, ou ainda a dificuldade em sair de uma camada social pouco favorável, para vencer num cenário disputado.
Os efeitos da pandemia também provocaram novas mudanças, sendo que agora, mais do que nunca estão valorizadas a empatia, solidariedade, compaixão, preocupação com o meio ambiente, cuidar da água e do lixo. “Todos os dias é nós dado a oportunidade de melhorar, de evoluir, de crescer como pessoa. Então não desperdice está oportunidade única”.
E para esclarecer todas essas dúvidas e ajudar no desenvolvimento profissional é que existem profissionais como Sanger Santos, que você poderá conhecer agora:
CK – Quem é Sanger Santos?
Sanger – Sou casado com Naldo Andrade, não temos filhos, tenho 42 anos e gostamos muito de animais de estimação, moro em Campo Grande há 14 anos, amo a cidade morena. Profissionalmente, sou especialista em transição de carreira, Coach de carreira formado pelo IBC, Coautor do livro Liderança com Base nas Soft Skills, Analista Comportamental formado pelo IBC, Palestrante, Graduado em Administração de empresas – Uniderp, MBA em gestão de pessoas por competência, indicadores e Coaching – IPOG, Membro fundador do clube know-how, tem mais de 10 anos de experiência na área de R&S, T&D e gestão de pessoas. Sanger Santos – Sou casado com Naldo Andrade, não temos filhos, tenho 42 anos e gostamos muito de animais de estimação, moro em Campo Grande há 14 anos, amo a cidade morena. Profissionalmente, sou especialista em transição de carreira, Coach de carreira formado pelo IBC, Coautor do livro Liderança com Base nas Soft Skills, Analista Comportamental formado pelo IBC, Palestrante, Graduado em Administração de empresas – Uniderp, MBA em gestão de pessoas por competência, indicadores e Coaching – IPOG, Membro fundador do clube know-how, tem mais de 10 anos de experiência na área de R&S, T&D e gestão de pessoas.
De uma origem muito simples e humilde. Nasci e cresci no meio do Pantanal corumbaense, em um distrito de Corumbá chamado Porto Esperança, a margem esquerda do Rio Paraguai, uma das maiores riquezas deste planeta. Tive uma infância pobre em recursos materiais, porém rica em atenção, valores e carinho. Tive muitas alegrias e também algumas decepções, mas desses sentimentos tirei muitos aprendizados aos quais utilizo hoje na minha vida pessoal e profissional. Com isso aprendi que quando você faz algo de bom para alguém sem esperar na em troca, se doa de coração naquela atividade, no momento que você precisar sempre vem um anjo te ajudar.
CK – Como você se define?
Sanger – Um eterno aprendiz.
CK – Você é responsável por colocar muitos jovens no mercado de trabalho, de onde vem essa inspiração?
Sanger – Sou uma pessoa que tem como missão contribuir com cada indivíduo que viver buscar a minha ajudar, no seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Busco manter minha vida em equilíbrio, procurando sempre a cada dia ser a minha melhor versão, ser melhor que fui ontem. Somos seres eternos, porém em constante evolução e aperfeiçoamento.
Minha inspiração vem da oportunidade de apreender algo novo todo dia.
CK – Você palestra para muitas pessoas. O que você já aprendeu com isso? O que te faz continuar?
Sanger – Estar no palco para mim e motivador, distribuir o meu conhecimento é recompensador. Aprendi que cada um de nós temos algo para compartilhar seja uma palavra, um abraço ou um olha carinhoso. Continuo porque sei que posso fazer ainda mais, estou apenas começando.
CK – Como foi chegar a ser alguém capaz de mudar a vida de uma pessoa?
Sanger – A mudança começou em mim no ano de 2009, quando iniciei o meu processo de desenvolvimento pessoal e profissional de lá para cá foram 10 anos de muito estudo, renúncias, dedicação e disciplina. Me preparei para poder contribuir com as pessoas não só de forma teórica, mas também de forma prática e através do exemplo que é possível a mudança quando você está disposto a pagar o preço.
CK – Que recado você dá para essa turma nova que está chegando no mercado de trabalho?
Sanger – Nunca pare de estudar, o conhecimento é algo que ninguém pode te roubar e você pode doar. Neste mundo onde vivemos que está tudo muito volátil, as mudanças acontecem na velocidade de um clik, está sempre estudando não é um diferencial e sim uma necessidade de quem quer ter empregabilidade e ser disputado pelas empresas.
CK – Até que ponto o domínio das tecnologias interferem nas vagas de trabalho?
Sanger – Hoje é uma habilidade fundamental para qualquer função seja operacional ou estratégica. O mundo mudou e não conseguimos viver sem a tecnologia.
Um profissional quem não possui está habilidade está fora do mercado literalmente. Por isso estamos vendo o aumento exponencial de desempregados no mundo.
CK – A capacitação, universidade, cursos técnicos e outros, definem um profissional?
Sanger – Não, o que define um profissional e este acrônimo C.H.A.V.E
C= Conhecimento > que adquirimos em universidade, cursos técnicos e outros
H = Habilidade > Saber fazer
A = Atitude > querer fazer
V= valores > Os seus valores estão alinhados com da empresa?
E = Ética > Fazer o que é correto independente se alguém esta vendo.
CK – Sobre ser, moral e caráter, o que você busca nas pessoas para direcionar a uma vaga?
- 1º querer fazer
- 2º Saber fazer
- 3º Conhecimento.
CK – Na sua opinião na curva social, o topo é acessível a todos? Se não, quais os pontos que você destaca?
Sanger –Eu acredito que sim. Está acessível, porém algum vão pagar um preço mais alto que os outros. Temos vários exemplos de pessoas que saíram de um lugar que não era favorável ao seu crescimento social e hoje são mega-power empresários, artistas ou jogadores de futebol. Eu uso estas palavras como um mantra é para mim funciona:
“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”. Ayton Senna
CK – Qual o cenário ideal para um profissional em início de carreira?
Sanger – Não tem cenário ideal. Independente onde você vai atuar pela primeira vez, usa a sandálias da humildade, você pode ter a formação que for, na instituição que for, mas na prática você não conhece nada. Aprenda com os mais experientes e compartilha seu conhecimentos teóricos com eles. Tendo essa troca você vai se dar bem em qualquer cenário.
CK – Qual o seu sonho?
Sanger – Ser um palestrante internacional e levar está mensagem para o mundo inteiro.
CK – Sei do seu árduo planejamento de carreira pessoal, a qual você se dedica com determinação. O que você quer deixar para a humanidade? Qual o seu legado?
Sanger – Que cada profissional possa trabalhar na área que lhe dá prazer em trabalhar. Ter essa clareza que se eu sei onde sou bom, vou estudar mais para ficar excelente. Hoje no Brasil temos mais de 13% dos trabalhadores insatisfeito com a sua carreira profissional. E o meu trabalho é justamente mudar isso.
CK – A epidemia impactou o mercado de trabalho? As coisas mudam daqui para frente?
Sanger –Impactou muito. Mudamos a forma de trabalho, relação entre empresa x empregados, tipos de contratos de trabalho, relação cliente x empresas, relação empresa x sociedade, relação família de colaboradores x empresas. Principalmente o ser humano mudou. Agora, mais do que nunca, temos quer ser mais ser humano: empatia, solidariedade, compaixão, preocupação com o meio ambiente, cuidar da água e do lixo. Olhar não só minha casa mais o planeta terra como minha casa. Somos ondas do mesmo mar. Isso ficou muito claro nessa pandemia.
CK – Um conselho?
Sanger – Busque a sua melhor versão todos os dias. Todos os dias é nós dado a oportunidade de melhorar, de evoluir, de crescer como pessoa. Então não desperdice está oportunidade, única.
CK – Algo seu para ser lido?
CK – Indique livros que todos os aspirantes a uma oportunidade de emprego, deveriam ler.?
CK – O que te inspira?
Sanger – E o amor ao aprendizado. A possibilidade que ser um eterno aprendiz, estar aberto a aprender sempre. Uma comida nova, um lugar, uma pessoa, uma habilidade, um amigo e por aí vai… Ter está certeza de ser um eterno aprendiz é libertador.
CK – Conclua.
Sanger – Sou uma pessoa que tem como missão contribuir com cada indivíduo que viver buscar a minha ajudar, no seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Conseguir extrair o melhor dessa pessoa e assim através de cada pessoa conseguir junto desse ser mudar a sua comunidade, bairro, cidades, estados, países e consequentemente o mundo. A mudança é uma porta que só abre pelo lado de dentro. Se cada pessoa iniciar esse processo de transformação logo teremos um lugar melhor para se viver. Busco manter minha vida em equilibrada, procurando sempre a cada dia ser a minha melhor versão, ser um ser melhor que fui ontem. Somos seres eternos, porém em constante evolução e aperfeiçoamento. Creio que através do meu trabalho posso curar pessoas, restaurar famílias e libertá-las do sentimento de culpa.
Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia, possa nós conceder muita saúde, sabedoria e humildade para seguirmos essa jornada.
Que assim seja!!!
Pingback: Com Assimil você aprende novos idiomas sem sair de casa ⋆ CARLOSKUNTZEL