Poupar, economizar, investir e fazer dinheiro têm diferença

Existem claramente quatro maneiras honestas de ter dinheiro. A primeira é poupar uma parte de tudo que você ganha, a segunda é economizar o máximo que puder em seus custos e compras, a terceira é investir o dinheiro guardado em algo que te dê retorno e a quarta e última é produzir o máximo de dinheiro com as suas possibilidades. São situações distintas, então poupar, economizar, investir e fazer dinheiro são coisas distintas e não concorrem.

O primeiro grande desafio da vida adulta é encontrar uma forma de se sustentar financeiramente, para cobrir os custos básico da vida: moradia, alimentação, vestuário, saúde e lazer. Quando essa curva é superada, vem a segunda fase que consiste basicamente em conseguir guardar dinheiro.

Mas, será que isso é suficiente? Guardar, poupar, economizar, se privar de pequenos prazeres para não gastar o que você já ganhou. Bom, eu diria que é suficiente e existem dezenas de maneiras de fazer isso, mesmo você não sendo alguém com capacidade de controle. Tem pessoas que precisam de prestações para poder guardar dinheiro, neste caso em forma de patrimônio.

Existem outras que são capazes de fazer um orçamento fixo para todas as coisas e buscam descontos para cada compra. Mas, existem as que se desafiam e fazem o dinheiro aumentar, sem a ilusão dos juros da poupança ou de alguns investimentos de longo prazo na rede bancária.

Tem gente que ganha dinheiro assim, investindo, mas é tão improvável você ganhar mais que a inflação, como um adolescente bom de futebol virar jogador profissional. Não é impossível, no entanto é raro.

Investir é basicamente colocar seu dinheiro para trabalhar por você, independente de quanto seja, no entanto quanto menos for, menos você ganha. Para ver uma cifra considerável, é preciso muito dinheiro ou muito tempo. As duas coisas juntas, são raras.

O que quero dizer que o desafio é fazer dinheiro de dinheiro. Ter 100 reais e fazer, com estes, 110, sem essas fórmulas prontas. Sim, isso é ganhar dinheiro. Eu diria que isso é cada vez mais fácil e difícil ao mesmo tempo. Veja: o dinheiro em circulação é basicamente o mesmo sempre, o que acontece é que ele troca de mãos. Então se alguém ganhou, alguém perdeu, por isso cada um segura o seu com o máximo de cuidado.

Mudanças

Esse período de pandemia trouxe à tona a necessidade de muitos buscarem uma nova forma de pegar a sua parte, enquanto que os que poupam e economizaram também abriram mão de muito do que tinha guardado para amparar as necessidades do momento. Assim podemos dizer que uma nova acomodação da economia está acontecendo neste momento e o dinheiro de uns passa para outros.

Isso é curioso e creio que num pós-pandemia haverá ainda um período de consumismo desenfreado. Os desejos de compra e os projetos de novos negócios, de quem tem dinheiro, virão com tudo. Aqueles que mudaram hábitos e passaram a comprar pela internet também intensificarão o movimento e o agito criará centenas de novas possibilidades de ganhar dinheiro.

Bom, isso é assunto para outro artigo, mas o que quero dizer é que todos temos possibilidade de fazer dinheiro novo chegar em nossos bolsos, mesmo que seja somente nas horas vagas do nosso dia, não apenas guardando o que já ganhamos.

Como fazer

Quer exemplos bem simplificados do que estou falando? Pense em coisas simples, para aproveitar seu tempo livre, como comprar coisas baratas em aplicativos de compra e venda, como OLX, ou em grupos de desapego e vender com um pouco mais de paciência. Você pode comprar desde eletrodomésticos de segunda mão, até carros, terrenos ou casas, e ganhar na venda.

Pense em empreender em campos que nunca se aventurou antes, como oferecer cursos on-line, pelos quais você pode cobrar. Todos somos capazes de ajudar pessoas a desenvolverem áreas que nem elas imaginam que poderiam.

Não gosta da ideia de cursos, escreva livros, disponibilize para plataformas on-line, produza artesanato, crie algo vendável, preste consultoria, preste pequenos serviços, dê aulas de reforço. Foque no que você é bom e invista na criatividade. O desafio aqui é fazer você enxergar que é possível fazer dinheiro novo para você. Isso pode render muitos frutos.

A internet está cheia disso hoje, mas sempre tem espaço para mais. Faça dinheiro novo com o dinheiro que você tem. Não importa como, mas pense em fazer, não apenas em poupar ou economizar. Afinal, poupar, economizar, investir e fazer dinheiro têm muita diferença.

Quer a dica de um livro inspirador? Aqui vai: EU, S.A. Construa um exército de um homem só, liberte seu deus interior (do rock) e vença na vida e nos negócios., de Gene Simmons.

Deixa um comentário sobre o assunto.