Para um marketing eficiente é preciso estratégia
As organizações que conseguem destacar seus negócios no mercado, em tempo de redes sociais, precisam utilizar estratégias de comunicação diferenciadas. Com avaliações e estudos, os profissionais do marketing distinguem o projeto ideal para a empresa e o transformam em planos de marketing estratégico e operacional. Não basta investir em propaganda, para um marketing eficiente é preciso estratégia.
Marketing encontra suas “raízes” no decorrer da história da humanidade, em mercado, mercadologia e outras. O termo marketing é derivado do inglês market, que significa mercado. Ou seja, está associado ao próprio mercado, portanto o marketing é fundamental desde o início do processo de qualquer produto ou serviço.
O primeiro tipo – marketing estratégico – é relativo às funções que precedem a produção e a venda do produto. Inclui o estudo de mercado; a escolha do mercado-alvo; a concepção do produto; a fixação do preço; a escolha dos canais de distribuição e a elaboração de uma estratégia de comunicação e produção.
Já o marketing operacional designa as operações posteriores à produção, tais como a criação e o desenvolvimento de campanhas de publicidade e promoção; a ação dos vencedores e do marketing direto; a distribuição dos produtos e o merchandising; e os serviços pós-venda.
Avalie tudo
Considerada essa distinção, o ideal é começar qualquer coisa nova com estratégias, entre elas, destaca-se a importância da pesquisa de mercado. Existem dezenas de ferramentas que atendem à necessidade da simples consulta, mas, se necessário, vale até um investimento em pesquisa científica. É bom consultar o consumidor e, mais aconselhável ainda, ouvir a concorrência.
É como diz a máxima: “o inteligente aprende com os próprios erros, já o sábio aprende com os erros dos outros”. Assim, de posse das informações, pode-se mapear um produto e criar estratégias.
É como se preparar para um jogo e investir em treinamento e investigação sobre o adversário. No mundo comercial essa técnica também é utilizada para uma mesa de negociação, por exemplo. Assim, quando o produto chegar à produção, estará otimizado e tem grande possibilidade de ser bem-sucedido junto ao consumidor. A prova final é o grande público, mas, sem dúvida, é bem difícil dar algo errado quando as possibilidades foram avaliadas.
Então concluímos que não basta investir em propaganda, para um marketing eficiente é preciso estratégia, ideias. Quer ler mais sobre esses e outros assuntos, leia: O que ninguém te disse sobre Assessoria de Comunicação.