Chácara dos Mirantes: rapel, trilhas e história a 130 quilômetros da Capital

Quem gosta de trilhas em meio à natureza não pode deixar de visitar a Chácara dos Mirantes, do Jamil e da Lúcia, na região de Piraputanga, Distrito de Aquidauana-MS, a 130 quilômetros de Campo Grande-MS. O lugar é aconchegante, a trilha é cheia de emoções, com vistas espetaculares e os anfitriões são muito atenciosos e responsáveis, principalmente durante o percurso.

A recepção é num quintal gramado enorme, rico em sombra de árvores frutíferas. Local apropriado para simplesmente curtir a natureza em Day Use ou para acampar. A infraestrutura conta com fogão, banheiros, duchas e mesa, mas se combinar, Jamil e Lúcia servem um almoço especial.

Bem perto, para o lado de baixo da sede da Chácara dos Mirantes, um córrego de água transparente faz seu percurso entre as montanhas, lava as pedras de seu leito limpinho e ainda tem uma bica d’água para se refrescar. Dá para brincar até com a criançada.

Montanha acima, a história é outra. Com duração média de duas horas e meia, a trilha percorre quatro mirantes e um sítio arqueológico. As constantes paradas são recheadas de explicações sobre o local, a vegetação, os animais, brincadeiras e toda a beleza que os mirantes proporcionam. Do alto, é possível avistar um amplo horizonte do início da Serra de Maracaju.

.

.

No lado oposto de onde estávamos, além do vale, Jamil nos dá a dimensão do outro passeio que ele realiza como guia: a Trilha das Antas. Trajeto que ocorre praticamente em seis horas e que tem a possibilidade de ser incrementado com um pernoite em uma das clareiras no meio do percurso de subida da montanha. Tudo ecologicamente correto, sem uso de fogueiras ou qualquer agressão ao meio ambiente.

.

Voltando à nossa trilha, chegou o ponto alto, único e o mais curioso. O Sítio Arqueológico Anta Um é uma caverna nas rochas do paredão da montanha repleto de inscrições, gravuras e pinturas rupestres. Segundo Jamil os estudos realizados dão conta de que as representações artísticas do local são pré-históricas e de datam de 2 a 2,5 mil anos.

.

São desenhos nítidos de animais silvestres, representações de peles de animais, de seres humanos e vários buracos ovais, que pelas pesquisas, podem tem relação com a hierarquia das comunidades que ali viviam. No local o cuidado é grande para não danificar ou interferir no ambiente preservado. É a história do Mato Grosso do Sul bem no meio da serra.

.

.

Rapel

Saindo dali, ao longo do caminho, em lugares cuidadosamente selecionados, estão os grampos de rapel e escalada. Jamil lembra que é instrutor de rapel e a Chácara dos Mirantes oferece essa modalidade. A galera da escalada em rochas também frequenta a região. Tudo muito organizado, com acessos seguros, com escadas e cordas ao longo dos desafios mais radicais. E claro, um espetáculo da natureza.

A Chácara dos Mirantes é local ideal para quem busca trilhas e aventuras bem próximo de Campo Grande-MS. Com preço acessível, segurança e tranquilidade, Lúcia e Jamil atendem por agendamento, que pode ser realizado pelo celular 67 98455-1964 e o passeio é com seguro incluso.

Visitem e depois deixem os seus comentários abaixo.

Deixa um comentário sobre o assunto.