A comunicação baseada em redes sociais mudou o conceito de sucesso
Diferente de alguns anos, quando o sucesso vinha de um trabalho feito na mídia de comunicação de massa, hoje, o sucesso acontece de uma outra forma e tem outro significado. Podemos afirmar que a comunicação baseada em redes sociais mudou o conceito de sucesso de uma vez por todas no mundo. No dicionário diz que sucesso é tudo aquilo que sucede ou qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento.
Então precisamos argumentar para explicar o que mudou. Vou usar aqui o exemplo das músicas. Nas últimas décadas do século passado, uma música percorria um caminho planejado, com gravação de disco, divulgação em rádios e, quando dava certo, chegava aos programas de TVs.
Como era o conceito de sucesso?
Com raras exceções, a música começava seu caminho de sucesso chegando primeiro a TV, em programas de auditório, novelas, minisséries ou até eram lançadas oficialmente em programas de jornalismo, como foi o caso de alguns famosos como Michael Jackson, que utilizava o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, para um alcance abrangente no Brasil.
Depois, era fácil repercutir e, o principal, todos ficavam sabendo. Além disso, sucesso era algo que chegava às massas. Podia ser um hit, ou uma música de alta qualidade, o caminho era o mesmo. Utilizei esse exemplo, considerando que tudo era assim, inclusive na política, nos esportes, nas peças de teatro, em produtos, eventos. Tudo tinha uma ligação com esse roteiro.
Hoje, um hit musical é resultado de uma exposição nas mídias sociais e nem sempre é um sucesso das massas. Alguns artistas fazem tanto sucesso com seus hits, mas nem a tia do artista sabe que o sobrinho é um sucesso. São explosões que acontecem em poucos dias e normalmente morrem em pouco tempo também.
Os hits acabam ganhando espaço não pela qualidade, mas pela insistência e pelo instrumento chiclete que fixa na cabeça do ouvinte, mas passam rápido.
A comunicação baseada em redes sociais hoje
Tais ensinamentos mostram que hoje, na área da comunicação profissional, podemos beber da mesma fonte e buscar a fixação pela insistência, pela repetição, pela publicidade e propaganda massiva e por outros fatores positivos que podemos implementar, mas raramente teremos algum hit de sucesso para as massas. Salvo em casos de grande crise ou notícias extremamente negativas.
Alguns hits viram “memes” e ganham um espaço de “sucesso”, entretanto jamais são semelhantes ao real significado do sucesso.
O que é sucesso para você? Para o dicionário Aurélio, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, “é resultado feliz, êxito. De consequência exitosa, positiva”. Então, posso dizer, sem julgamentos, que tudo que “viraliza” nas redes pode ser considerado um sucesso. Na minha opinião, não é.
Explico: Uma música que ganha espaço, vai parar em todas as plataformas virtuais, é lembrada em comerciais, em programas de rádio, de TV e em eventos é um sucesso, sem dúvida. Mas exemplos como “Que tiro foi esse”, de Jojo Maronttinni, ou “Jenifer”, de Gabriel Diniz, são bem diferentes de “O Sol”, de Vitor Kley. Todos chegaram na mesma época ao sucesso, porém, na minha opinião, só “O Sol” tem potencial de sucesso, embora pessoalmente eu nem goste da música. Enfim, esse é um outro debate.
Vídeos no Youtube
Além disso, alguns vídeos, geralmente difundidos na plataforma do Youtube, têm imensa repercussão em determinado público, mas não saem do segmento na fina camada de público que os acompanha. Explico: adolescentes costumam dar audiência para um determinado youtuber, e ele é capaz de conseguir números nunca imaginados no final do século passado. Alguns vídeos do youtube conseguem ter mais audiência que boa parte dos filmes nacionais, lançados entre 1970, 80 e 90 no Brasil, tiveram juntos nas salas de cinema. Essa é a grande força da internet.
Então, quem trabalha com comunicação jamais pode ignorar esse fenômeno e deve seguir tentando encontrar meios de explorar e tomar domínio no mundo virtual. Isso é totalmente desafiador.
Diante de tudo isso, não podemos querem que modelos tradicionais alcancem o público da forma como acontecia até uma década atrás. É preciso estudar esses fenômenos e agregar valores oriundos dessas novas fontes e desses novos meio. Tudo tem qualidade e potencial a oferecer. Os projetos de comunicação é que se adéquem e extraiam dessa nova escola, aquilo que há de bom.
Consequências inevitáveis do novo conceito de sucesso
Os resultados desses hits construídos com essa nova comunicação e esse novo conceito sucesso estão presentes em todos os cantos nas nossas vidas. Vão de chefes do executivo nacional ou até internacional, leia-se Estados Unidos, à músicas de todos os gêneros e gostos. Então podemos afirmar que a comunicação baseada em redes sociais mudou o conceito de sucesso de uma vez por todas no mundo.
Quer saber sobre estes conceitos, leia: O que ninguém te disse sobre assessoria de comunicação.