Grande ou pequeno projeto ou plano precisa sempre estar presente na nossa vida. Sonhar é importante. Sempre que esperamos algo ou alguma coisa é porque tínhamos a expectativa de chegar até esse ponto. Isso é um plano, isso é um projeto. Quais são os seus projetos e planos?
Caso você queira ser advogado, terá de fazer um curso de Direito. Se quiser viver fora do país, terá de fazer um curso de idioma. Quer comprar uma roupa, terá de ganhar dinheiro. Pretende fazer um churrasco, precisará da carne. Ou seja, nada é possível sem um plano.
Então, veja o que quer fazer amanhã, daqui a um mês, daqui a um ano, ao longo da vida e marque o lugar que pretende chegar. Grandes ou pequenas conquistas só acontecem com ações para isso. É ótimo aproveitar as oportunidades, mas o melhor mesmo é saber criar as suas oportunidades.
Sucesso, na minha concepção, portanto, é alcançar o que você esperava alcançar, ou ir além do que esperava para você. E se você esperava alguma coisa, então, você tinha um projeto. Você tinha um lugar para chegar.
Concentre-se em planejar tudo. Pode ser no papel, pode ser mentalmente, assim, você concentra esforços naquilo que vai levá-lo aos objetivos.
Não seja aquela pessoa que quer comprar um barco de pesca, porém nunca vai a um rio pescar. Não seja a pessoa que faz um curso de língua japonesa, se você nunca pretende morar ou visitar o Japão. Seus planos tiram você desses vazamentos de energia. Você passa a questionar os porquês de cada ação, sem gastar energia desnecessária para aquele momento.
Não que você não deva cursar japonês, claro que deve e pode, mas é melhor que esteja alinhado com algum projeto, mesmo que seja de longo prazo. Pode até nem incluir morar no Japão, mas ler livros em japonês, buscar conhecimento novo. Sim, claro, mas precisa estar alinhado com seu projeto, com seus planos. Agora me diga: quais são os seus projetos e planos? Tenho certeza que estão aí, bem claros para você.