Essas histórias de pessoas que alcançaram o sucesso mesmo diante de toda a adversidade do mundo, a custo de muito esforço e persistência, até existem e não são necessariamente ruins.
Acumular riquezas é sim um processo complexo e com muitas variáveis. Acordar todos os dias às 5 horas da manhã e abrir mão dos finais de semana divertidos, com toda a certeza, não vão mudar o seu destino. O que torna você rico é outra coisa, e não é sobre isso que falamos aqui.
A única certeza nesse processo é que o sucesso esperado é fruto de boas escolhas realizadas ao longo da vida. Já a riqueza financeira pode ser consequência desses acertos, porém não é e não deve ser o objetivo.
Quem nasce fora do que chamamos de elite, raramente, consegue fazer toda a curva da ascensão na carreira. Mas uma coisa eu sempre tive comigo: estar preparado para tudo e observando atentamente para identificar oportunidades.
Não acredito na máxima que diz que tem que estar no lugar certo na hora certa. Acredito que deveria ser: esteja pronto sempre para fazer dar certo quando a hora chegar.
E de estagiário a gerente-geral não é um passo de seis meses, às vezes, nem de uns dois anos. Às vezes, é uma vida, e nesse percurso muitas outras coisas acontecem. Importante é você estar sempre pronto para oferecer mais do que lhe solicitam e esperar o resultado disso.
Sentir-se realizado em tudo que fizer é sucesso. Mas essa definição de sucesso é muito particular. Não sou exemplo de pessoa bem-sucedida para a média das pessoas que acreditam que ter muito dinheiro é a única definição para isso, mas, para mim, pelo fato de eu ter ido muito além do que todas as metas que me propus e que as situações me permitiam, é sinônimo de sucesso.
Lembro também que para uma empresa dar um cargo de chefia para alguém é sempre uma decisão muito difícil. Pode ser que dê certo e é isso que se espera, mas se não der, o impacto é grande, caem as vendas, a empresa desorganiza-se e, comumente perde o bom funcionário que fora promovido e não estava pronto.
Acredito também que toda empresa quer alguém com garra, determinação e ávido para crescer. Então, para ser promovido, você deve sempre pensar em como agregar valor à empresa, independentemente do que lhe foi pedido. Abandone a vaidade e pratique a humildade, aceite as situações como fases de um processo, aos poucos, você se torna interessante para a empresa.
Enquanto existir trabalho e organizações, será possível usar a meritocracia para crescer no trabalho. E a curva social, difícil de ser concluída, só vai depender do que você está fazendo por ela agora.
Leia mais sobre isso, em: