Confesso que o meu desejo por desvendar os mistérios da audiência na internet, para aplicar de forma prática na minha atividade profissional e também no meu blog, carloskuntzel.com.br, me levou a dezenas de leituras e vídeos sobre técnicas de SEO. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Desta busca concluo que na internet nem mesmo o melhor jornalismo é capaz de render frutos sem as técnicas frias de SEO.
O mais eficiente veículo de comunicação hoje é o aparelho de telefonia celular. Portátil e eficiente, carregamos para todos os lados e usamos para as mais diversas finalidades.
Nele não há o limite da TV, do rádio ou do jornal impresso. Nele cabe tudo e de todas as maneiras. Como tem conteúdo de sobra, sempre digo que não escrevemos mais para um site na Internet, escrevemos para o Google. É nessa solução tecnológica ou outros buscadores similares que buscamos tudo que queremos saber e se nestes não tiver a informação, é bem provável que esta não exista.
Então, por mais que o seu conteúdo seja ótimo, os robôs buscadores jamais encontrarão seu site sem a otimização de técnicas de SEO e alguns pequenos ajustes de configuração.
Você pode até trazer audiência comprando anúncios no Google, usando as mídias sociais como o Instagram, o YouTube ou o Facebook, mas, as buscas livres na internet são uma das principais atividades de localização de conteúdo e é nela que temos que investir.
Concluindo, trazer visitantes de forma gratuitamente por meio de buscadores é, sem dúvida, a solução mais econômica e eficiente.
Saiba mais sobre
O conteúdo mais prático que encontrei para resumir o que estou falando aqui, e recomendo, é: Seu Site no Topo: Guia Prático de SEO para Subir na Pesquisa do Google e Atrair Milhares de Visitantes e Clientes, de Felipe Pereira. Este autor brasileiro fala usando o cenário nacional como referência. Com simplicidade, didática, exemplos e dicas, Felipe direciona você a uma visão sobre conteúdo na Internet.
Nada substitui a qualidade do conteúdo, a confiabilidade garantida pelo bom jornalismo, mas, de pouco adianta belos conteúdos sem que os robôs os encontrem para passar para os internautas que estão em busca da informação.
Além disso, os robôs já são capazes de identificar conteúdos de relevância. Então o bom jornalismo ou a boa redação é também um fator de distinção nessa concorrência.
Técnicas de SEO não são mecanismos de enganar ou ludibriar leitores. São sim pequenos detalhes que permitem um posicionamento favorável nos buscadores.