Aprender uma língua nova, geralmente é um ato cercado de barreira. Os cursos e o material são caros, as aulas demandam tempo em horários fixos, além de deslocamento físico. Como se não bastasse, o aprendizado em si depende exclusivamente da sua dedicação. Por tudo isso, muitas vezes aprender um novo idioma vai ficando para um segundo momento, que as vezem nunca chega. Mas você sabia que não precisa ser assim? Sabia que existem outros métodos?
Eu não conhecia e tenho certeza que muitos não conhecem, mas conversando com um amigo, Altair Junior Ancelmo Soares, descobri o método Assimil, indicado por dezenas de poliglotas na internet, como Alexandre Argüelles que fala 30 línguas ou Lucas Lampariello, por exemplo.
Altair, bacharel em Análises de Sistemas, hoje fala quatro idiomas e aprendeu Francês exclusivamente com o método. Além disso, ele gostou tanto que desenvolveu até uma metodologia própria de estudos do Assimil. Para compartilhar a experiência, fez um vídeo disponível no (clique) Canal do Youtube, que já tem quase sete mil visualizações.
Onde tudo começou
Desde sempre, Altair buscou aprender uma língua nova. Inclusive estudou inglês e espanhol na escola. Depois fez cursos de inglês na forma tradicional. Em 2010, conheceu um programa de imigração para o Canadá e como se enquadrava nas exigências, planejou seguir para Québec definitivamente.
Necessitava então aprender Francês. Para alcançar o intento, decidiu encontrar um modelo de autoestudo, porque não queria de forma nenhuma enfrentar trânsito e todos os outros dissabores que isso envolve. Pesquisando na internet encontrou e testou alguns métodos, até se definir por Assimil.
Onde encontrou os livros
Adquiriu seu primeiro livro direto da França, onde se originou o método. Depois disso, da mesma forma, em uma visita ao Canadá, ainda para conhecer o possível futuro lar, garimpou sebos em busca de livros para se preparar para a imigração. Nessa busca encontrou edições do Assimil de Chinês, com o box completo, livro e cds. Comprou.
A vida profissional no Brasil acabou tomando outro rumos e o projeto Canadá ficou para depois, mas a empolgação de Altair é desafiadora. Hoje ele tem 14 livros do método Assimil, de sete idiomas diferentes, sendo um inclusive de Québécois, que é uma variação do Francês falado em Quebec. A intenção de Altair é chegar a ter fluência em dez idiomas.
No começo ele achou estranha a abordagem da proposta para aprender uma língua nova, que vai por um caminho de aprendizado totalmente novo. Mas isso, de certa forma, provocou mais curiosidade. Considerando que os livros de Assimil são divididos em lições e dois estágios de estudo, com técnicas distintas e progressivas, a aprendizagem se dá de forma gradual.
Determinado a aprender, Altair ativou o modo criativo e adaptou várias propostas de uso do Assimil e chegou a uma abordagem própria. Ele divide o livro em lições semanais, capazes de serem cumpridas com 15 minutos diários iniciais e avança gradualmente até a exigência aumentar o tempo de dedicação, o que ocorre principalmente na segunda onda do estudo, da metade do livro para frente.
Na maioria dos livros de Assimil não existe pista sobre como utilizá-los. Tudo fica meio aberto, por isso a técnica própria. De resto, Altair garante que é só ter disciplina e dedicação que qualquer um consegue aprender pelo método Assimil.
Quanto ao vídeo do canal ele diz que provavelmente deve fazer outros, expandindo a técnica, portanto é importante que você se inscreva no canal, para receber as atualizações.
Por que aprender línguas?
A primeira pergunta naturalmente acaba sendo: aprender outras línguas é importante? A resposta é sim! Independentemente da carreira na qual atua ou pretende seguir, hoje, quem não sabe falar outro idioma encontra dificuldade para ter sucesso e até mesmo para estudar.
Com novos idiomas dominados, você pode pegar conhecimento “na fonte”. Interagir com culturas diferentes, sem filtros ideológicos. Para Altair, com novos idiomas você se torna mais “worldly” e o método Assimil, em suas lições, explora bastante esse aspecto de conhecer o mundo.
Falar uma nova língua é como ter um novo par de lentes para questionar e compreender o mundo.
Além disso, esse tipo de aprendizado é um verdadeiro exercício para o cérebro, o que vai ajudar em todas as atividades de estudo, tanto na preparação como ingresso em uma universidade, em um concurso ou para aprimorar o intelecto mesmo.
Assim, o domínio de outras línguas faz toda a diferença no currículo profissional.
Escolha um idioma e adquira um kit do método Assimil e coloque isso em prática hoje mesmo. Seguem alguns links:
Mas vale a pena procurar nos sebos. A variedade de preços e opções é imensa.